Anápolis é destaque nacional


Em 2018, mais de 35 mil pessoas participaram. A última etapa aconteceu no sábado, 15, com a presença do medalhista olímpico Claudinei Quirino

Anápolis se consolidou como a capital goiana do atletismo. Tanto é, que o 9º Circuito de Corrida de Rua já é considerado o maior evento dividido em etapas e promovido pelo Poder Público do Brasil, segundo a Federação Goiana de Atletismo (FGat). Só a última etapa de 2018, que aconteceu no Sábado, 15, com largada no Ginásio Internacional Newton de Faria, contou com a participação de 4,2 mil pessoas e foi bastante animada.


Mas para fechar a festa com chave de ouro, a programação de encerramento foi além. Antes da corrida, aconteceu a palestra do medalhista olímpico Claudinei Quirino (prata no revezamento 4x100 metros em Sidney, 2000), que falou sobre sua trajetória no atletismo. E teve até flashmob para animar e incentivar os corredores, que, somados, foram mais de 35 mil ao longo das oito etapas do ano.

Quando se trata de participantes, os números chocam até os mais experientes em provas de atletismo em nível internacional. “Eu, que conheço todas as ações que acontecem no País nessa modalidade, e já fui chefe da delegação de atletismo do Brasil em 18 países, nunca vi nada sendo desenvolvido dessa magnitude”, afirmou presidente FGat Genivaldo José Caixeta, que também prestigiou o evento.


Claudinei Quirino, que tirou fotos com centenas que atletas, também se espantou com a proporção do Circuito Anapolino de Corrida de Rua. “Já participei de maratonas e provas de 5 quilômetros, mas nunca vi nada igual a esse circuito. Em São Paulo, as corridas são pagas, mas aqui só pedem a contribuição de um quilo de alimento não perecível, reunindo milhares de pessoas. Achei incrível e vou levar essa ideia para lá”, elogiou medalhista olímpico, que também é secretário municipal de Esportes em Presidente Prudente (SP).

E quem participa sabe que a competição é acirrada. Mesmo disputando com grandes potências como os personagens Super-Homem, Mulher Gato, Homem-Aranha e Harry Potter; Pablo Fagundes da Costa, de Santa Helena de Goiás, foi o primeiro a chegar, concluindo a prova em 14 minutos e 56 segundos. “Este é um campeonato muito importante para Goiás, pois incentiva a população a praticar esportes. Só tenho elogios, pois é bastante organizado e seguro. A Prefeitura de Anápolis está de parabéns! Estou muito feliz por fazer parte desta festa e, se Deus quiser, ano que vem estarei aqui de novo”, comentou o atleta. Clique e confira os resultados nas categorias masculino e feminino.


Para fechar o ciclo das oito etapas de 2018, aconteceu ainda a premiação dos campeões gerais do 9º Circuito Anapolino de Corrida de Rua. Neste ano, quem saiu à frente na maioria das provas foi o atleta Wendel Hebio da Conceição, representante da equipe Shorikan, de Anápolis. Clique aqui e confira o ranking geral no masculino e feminino.

Solidariedade

Aproveitando o sucesso do evento que é realizado há nove anos, o prefeito Roberto Naves resolveu dar um estímulo ainda maior aos participantes. “Este evento ficou melhor depois que o prefeito incrementou a doação de um quilo de alimento não perecível no ato da inscrição, trazendo para o circuito uma importância social. Só em 2018, distribuímos 35.654 quilos de alimentos a entidades carentes da cidade”, contou o secretário municipal de Esporte, Karim Abrahão.


Vidas no Esporte

A visita do medalhista olímpico Claudinei Quirino foi a primeira entre tantas que acontecerão por meio do projeto ‘Vidas no Esporte’, promovido pela Prefeitura de Anápolis, via Secretaria Municipal de Esporte. A proposta é trazer grandes personalidades, de variadas modalidades esportivas, para ministrar palestras gratuitas à população. “Sabemos que para alcançar o sucesso, há muito trabalho. Então dessa forma, nós estaremos incentivando os atletas anapolinos. Os próximos serão o Falcão do Futsal e o Dante do Vôlei. Em breve divulgaremos as datas”, confirmou Karim Abrahão.

Fonte: Prefeitura de Anápolis
Fotos: Carlos Past
__________



Para ver mais vídeos do Canal da Lucieni, se inscrevam


Post: Lucieni Soares

Postar um comentário

Comentários