Anápolis: Saúde também é coisa de homem

novembro 05, 2018

Ações acontecem em 12 unidades de saúde do município; Corrida de Rua deste mês também entrou na campanha

Novembro chegou e com ele o azul. Essa é a cor escolhida para a campanha de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata em todo o mundo e também promover os cuidados com a saúde do homem.

Em Anápolis, a mobilização acontece em 12 unidades de saúde do município durante o mês. Serão ações de saúde, palestras direcionadas aos homens e atendimentos. O público-alvo da campanha são homens com idade acima de 45 anos ou que tenham histórico de câncer de próstata na família.

Segundo a gerente dos Programas de Saúde do município, Aline Vieira, além da prevenção e diagnóstico precoce, a campanha visa também estimular o homem a ter mais atenção com sua saúde. “É importante se cuidar e ter uma vida saudável. Isso pode evitar vários males”, destaca.

O Novembro Azul também será lembrado no Circuito Anapolino de Corrida de Rua. A proposta é fazer com que atletas amadores e profissionais utilizem a cor azul na prova que acontece no dia 25 de Novembro, com largada no Parque da Matinha, no Bairro Maracanã.

Prevenção

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).

Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pela ultrassonografia transretal.

A indicação da melhor forma de tratamento vai depender de vários aspectos, como estado de saúde atual, estágio da doença e expectativa de vida. Em casos de tumores de baixa agressividade há a opção da vigilância ativa, na qual periodicamente se faz um monitoramento da evolução da doença intervindo se houver progressão da mesma.

Cronograma das atividades

6 de novembro – Unidade de Saúde do Jardim Guanabara
7 de novembro – Unidade de Saúde do Parque Iracema
9 de novembro – Unidade de Saúde do Jardim das Américas, Recanto do Sol e Paraíso
12 de novembro – Distrito de Souzânia
13 de novembro – Unidade de Saúde do Bairro Jundiaí
14 de novembro – Unidade de Saúde do Parque Calixtópolis e da Vila Santa Izabel
20 de novembro – Unidade de Saúde da Vila União
28 de novembro – Unidade de Saúde do Bairro Maracananzinho
29 de novembro – Unidade de Saúde do Bairro Calixtolândia

Fonte: Prefeitura de Anápolis
__________



Para ver mais vídeos do Canal da Lucieni, se inscrevam ››https://www.youtube.com/LucieniCriacoes?sub_confirmation=1

Post: Lucieni Soares
Próxima Postagem
« Próxima
Postagem Anterior
Anterior »

Comente com o Facebook: