Anápolis: Espetáculo aborda atrizes de Hollywood


Escola de Dança apresenta memórias de estrelas do cinema norte-americano que viveram na cidade na década de 1950

A busca de refúgio da vida turbulenta pela fama, recomeço após frustrações na carreira ou simplesmente aproveitar as férias. Esses são alguns dos motivos pelos quais estrelas de cinema de Hollywood viessem a Anápolis, a partir da década de 1950.

O espetáculo Terra Prometida (Promised Land) revive esta memória de Terça-feira, 27 de Novembro, a Domingo, 2 de Dezembro, no Teatro Municipal, com ingressos a R$ 10. A realização é da Prefeitura, via Secretaria Municipal de Cultura, e concepção da Escola de Dança de Anápolis (EDA). O Instituto de Patrimônio Histórico e Cultural Professor Jan Magalinski apóia o espetáculo.

Mais de 600 alunos da EDA dão vida a uma leitura das histórias dessas artistas que vieram à cidade há pouco mais de meio século. Coreografias com diferentes estilos de dança como ballet, jazz, dança de salão e sapateado se alternam com performances teatrais de atores convidados. A construção do espetáculo foi um trabalho conjunto de pesquisa, criação de coreografias e dramatização cênica.

A orientação histórica contou com a curadoria do diretor do Instituto Professor Jan Magalinski, Jairo Alves Leite, que embasou as informações do espetáculo. A exposição “Anápolis Conquista a América” estará instalada no hall de entrada do Teatro Municipal com fotos e objetos que remontam à passagem das artistas pela cidade.

Professores da Escola de Dança e atores convidados roteirizaram, a partir das pesquisas. “É desafiador transformar filmes e experiências de vida em um espetáculo de dança. Nossa motivação é levar o conhecimento dessas histórias ao público”, aponta a coordenadora da EDA, Beatriz Gomes. A origem de toda a atração dessas estrelas ao Cerrado goiano foi a obra Promised Land (Terra Prometida), publicada em 1952, de autoria da atriz Joan Lowell, após sua vinda à região de Anápolis.

A cada ano a Escola de Dança de Anápolis encerra suas atividades com um espetáculo temático envolvendo aqueles que concluem o ciclo curricular e celebrando o momento com pais, parentes e amigos dos alunos, além de todos que amam a arte da dança. “Contar esta história é tornar viva a memória da cidade, agregando experiência aos alunos e dando uma atração de qualidade ao público”, destaca o secretário municipal de Cultura, Erivelson Borges.

Homenageadas

O que o público vai conferir nos seis dias de apresentação é a história de três atrizes que estrelaram filmes hollywoodianos que marcaram o cinema mundial. São elas:

Joan Lowell (1902 – 1967)

Estrela dos filmes de Charles Chaplin, Joan ficou famosa após estrear o filme “Em busca do ouro”. Porém desiludida após o fracasso em seu último trabalho, ela decide se aventurar em uma viagem, em um transatlântico, onde conhece e se apaixona pelo comandante, capitão Leek Bowen. Ele a convida para viver no Brasil que era um lugar mais tranquilo, longe do mundo dos holofotes. Vão morar em Anápolis, onde escreve o livro “Promised Land” (Terra Prometida). A repercussão do livro fez com que diversos americanos comprassem terras nas regiões do Planalto Central brasileiro, principalmente em Anápolis. Joan faleceu em Brasília (DF), em 67.

Janet Gaynor (1906-1984)

Ela foi a primeira atriz Norte Americana a ganhar o Oscar em 1929. O prêmio de melhor atriz foram pelos filmes “Aurora” e “Sétimo Céu”. Anos mais tarde, ela consagra sua carreira com o filme “Nasce uma estrela” (1937). Janet se casa com Gilbert Adrian, o figurinista “O Mágico de OZ”. Insatisfeita com os últimos filmes, ela conhece o livro “Promised Land” (Terra Prometida) de Joan Lowell e vem visitar Anápolis. Janet passou algumas temporadas até quando decidiu morar definitivamente.

Mary Martin (1913 – 1990)

Marcou seus principais papéis no musical “Peter Pan” (1954) e com versão televisiva no mesmo ano. Recebe um telegrama de Janet Gaynor, sua amiga, para vir conhecer Goiás. Ela, seu filho e seu esposo se apaixonam por Anápolis e decidem morar na cidade. Eles compraram uma fazenda e construíram a casa no estilo de Beverly Hills, tipicamente americano. Seu filho Larry Hagmam passa a infância e juventude até se decidir a seguir a carreira da mãe. Larry retornou aos Estados Unidos onde ficou famoso no papel de “major Nelson” no seriado “Jeannie é um Gênio” (1965) e “JR” em “Dallas” (1978).

Serviço:

Evento: Espetáculo de Dança “Promised Land” (Terra Prometida)
Local: Teatro Municipal de Anápolis – Av. Brasil, nº 200, Centro
Data: 27 de novembro a 2 de dezembro de 2018
Horários: 18h30 e 20h30
Custo: R$ 10 – Ingressos a venda uma hora antes de cada apresentação

Fonte: Prefeitura de Anápolis
__________



Para ver mais vídeos do Canal da Lucieni, se inscrevam ››https://www.youtube.com/LucieniCriacoes?sub_confirmation=1
Post: Lucieni Soares

Postar um comentário

Comentários