Caiado reforça compromisso com o Entorno do Distrito Federal


O governador eleito, Ronaldo Caiado (Democratas), reafirmou nesta Quarta-feira seu compromisso com o desenvolvimento do Entorno de Brasília.

Segundo Caiado, o resultado das urnas reflete a total insatisfação do povo goiano com falsas promessas que deixaram regiões carentes como o Entorno, esquecidas pelos governos de Goiás e do Distrito Federal.

O governador eleito explicou que o combate às desigualdades regionais do Estado, a qualificação de jovens e a destinação de incentivos para industrialização e a implantação de um núcleo de inteligência de combate às facções criminosas estão entre as principais ações para atender o Entorno.

O goiano ainda reforçou a importância de uma interação com o governo do DF em prol de políticas públicas para a população e, nessa linha, manifestou seu apoio a Ibaneis Rocha (MDB), candidato ao governo local. As declarações foram dadas em entrevista ao programa Balanço Geral DF, da TV Record.

A responsabilidade é enorme até porque eles se sentem totalmente desassistidos e um compromisso que eu tenho é que aonde tiver Goiás, você pode ter certeza, vai ter a mão forte do governo. Essa é a certeza que o goiano vai ter. Não vai ter espaço em Goiás para as pessoas acharem que vão implantar o medo, o terrorismo, a violência, que o narcotráfico vai ficar nessa posição que se encontra hoje”, disse, ao agradecer a votação expressiva que recebeu em todos os municípios do Entorno e de sua responsabilidade em corresponder à confiança do povo da região.


Caiado falou mais sobre segurança pública, uma das áreas que mais preocupam a população do Entorno, região com um dos maiores índices de criminalidade do país. Ele expôs seu plano focado no uso da inteligência da polícia, Receita Federal e Estado para enfrentar as facções criminosas.

 “Vamos criar rapidamente esse núcleo de combate à corrupção e ao crime organizado. Vou buscar agentes da Receita Federal, Secretaria da Fazenda de Goiás, Polícia Federal, das inteligências da Polícia Civil (GO e DF), para que posamos instalar uma estrutura capaz não de ficar combatendo apenas esses pequenos bandidos, mas os mentores e os cabeças do tráfico de Goiás e do Distrito Federal”, explicou.

Na área da saúde, que acaba levando milhares de pessoas a buscar atendimento nas capitais (Brasília e Goiânia), Caiado expôs seu programa de governo com a instalação de policlínicas para cobrir a atenção básica e concluir um hospital de referência para urgências e casos mais graves. Também falou sobre a saúde da mulher.

Vamos fazer com que sejam instaladas Policlínicas. Especificamente para as mulheres, precisamos ter as unidades móveis para que a gente possa detectar doenças de maior incidência, como câncer de mama, câncer de colo de útero e fazer com que tenhamos um hospital de referência no Entorno para atender as urgências e os casos mais graves. Esse hospital de referência você tem um iniciado já, se não me engano há 16 anos, em Santo Antônio do Descoberto. Precisamos concluir um hospital para dar a condição de ter um atendimento de referência”, atestou.

Sobre a questão do emprego na região, o governador eleito citou a oferta de ensino profissionalizante para dar qualificação aos jovens, bem como os incentivos fiscais para atrair empresas.

Temos que fazer um atendimento aos jovens. Vamos trabalhar a vocação dessas pessoas em cada região. E com isso eu farei convênio amplo com o sistema para que possamos oferecer mais vagas para formação técnico-profissionalizante. Além do mais, (teremos) os incentivos fiscais para desenvolver a industrialização conforme cada região do Estado”, afirmou.

Na questão da educação, Ronaldo Caiado foi questionado sobre a construção de mais escolas. E ele foi incisivo: “primeiro, temos que reformar várias delas. A sociedade goiana precisa, em primeiro lugar, ter a garantia de que terminarei as obras. Em Goiás tem mais de 200 obras inacabadas, onde ficaram apenas os alicerces ou sem chegarem à sua conclusão. Primeiro, tem que ter a responsabilidade de se terminar essas escolas para, a partir daí, construirmos mais obras. Teremos a responsabilidade fiscal de só autorizar o que pudermos pagar”, enfatizou.

Já em relação ao transporte público, Caiado falou sobre a possibilidade de se utilizar uma linha férrea existente entre Luziânia-Brasília para o transporte de passageiros. Uma solução viável bem diferente de promessas que jamais seriam cumpridas, como o trem-bala (Goiânia-Brasília), objeto de plataforma de campanhas de governos anteriores.

O eleitor goiano, de tanto ter sido enganado, nessa eleição respondeu: chega de promessas, chega de dizer que vai fazer essas maluquices todas. Não tem essa linha férrea? Eu estive na ANTT, essa linha férrea facilmente pode ser trabalhada para que você possa transformá-la em trem de passageiros. O transporte rodoviário chegou numa fase de esgotamento com engarrafamentos de horas e horas”, disse, ao esclarecer que a linha férrea será integrada com BRT e o metrô.
__________



Post Lucieni Soares

Postar um comentário

Comentários