Como envelhecer com saúde?



Andar de bicicleta, praticar natação, correr ou dançar podem ser ótimas alternativas

A atividade física traz inúmeros benefícios para a saúde, como: a melhora da composição corporal, do humor, da disposição e do condicionamento cardiovascular; aumento da massa muscular e da força; desenvolve flexibilidade, coordenação e equilíbrio; atua na diminuição da ansiedade, insônia, estresse, depressão e melhora até qualidade do nosso sono.

Ao iniciar o envelhecimento, o organismo entra em desgaste e degeneração de suas estruturas, ficando mais propenso a lesões, fraturas, tensões e dores de maneira geral, de acordo com a médica anestesiologista especialista em tratamento da dor crônica, Rebeca Vasconcelos, da Clínica Libertà Saúde.

Ela aponta há ainda uma maior perda de massa muscular e aumento de comorbidades típicas da idade, como a hipertensão arterial e o diabetes. "Tudo isso desencadeia processos dolorosos", diz.

A profissional de educação física da Bodytech Sudoeste, Thaís Sodré complementa que o envelhecimento está associado a uma série de alterações fisiológicas, que somadas levam a pessoa a incapacidade funcional, aumentando a inatividade física, o risco de doenças e de morte.

"A prática de atividade física é essencial para um envelhecimento saudável. Quando praticada regularmente, previne o desenvolvimento de doenças crônico-degenerativas, doenças cardiovasculares, como a diabetes tipo 2 e hipertensão", aponta Thaís.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda pelo menos 150 minutos de atividade física aeróbica por semana de intensidade moderada, podendo ser 5x por semana - 30 minutos por dia ou pelo menos 75 minutos de atividade vigorosa.

Mas como começar?

Iniciar uma atividade física pode ser mais simples do que parece. A caminhada é uma ótima opção para quem quer começar. Andar de bicicleta, praticar natação, correr ou dançar também podem ser ótimas alternativas. Thaís destaca ainda, a prática de esportes para quem gosta de relaxar e incentivar os amigos e familiares a não ficarem parados.

"Recomenda-se ainda praticar atividades de fortalecimento muscular envolvendo os principais grupos musculares em dois ou mais dias da semana. Procure um profissional de Educação Física e Mexa-se! A sua saúde agradece!", complementa.

Raiane Wentz - grupobjetiva

Post: Lucieni Soares

Postar um comentário

Comentários