Confira lista de postos de vacinação contra a gripe em Goiânia

Doses estarão disponíveis em 56 salas de todas as regiões da capital a partir desta sexta-feira, 13. Idosos, trabalhadores de saúde e doentes crônicos serão os primeiros a serem imunizados


Para atender os grupos prioritários da vacinação contra a gripe deste ano, a Prefeitura de Goiânia vai disponibilizar as doses em 56 postos do município. As vacinas estarão disponíveis a partir de sexta-feira, 13, para idosos, ou seja, pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, para os trabalhadores de saúde, doentes crônicos e indivíduos com condições clínicas especiais.

Confira a lista de salas aqui.

Na maioria dos locais será possível encontrar tanto as doses contra a Influenza quanto as demais vacinas de rotina do Calendário Nacional de Vacinação. Entretanto, há unidades estratégicas que oferecerão somente a vacina que protege da gripe, como o Centro Municipal de Vacinação, no setor Pedro Ludovico, e o Cais de Campinas. Já outras salas disponibilizarão somente as doses consideradas de rotina.

''Com essa estratégia, organizamos o serviço para otimizar o atendimento durante a campanha e continuar oferecendo as demais vacinas disponibilizadas pelo Ministério da Saúde'', explica a superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS), Flúvia Amorim.

Confira aqui a lista de salas que oferecem as vacinas de rotina.

Centro Municipal de Vacinação

Durante a campanha, de segunda a sexta-feira o Centro Municipal de Vacinação (CMV) oferecerá somente a vacina contra Influenza. Aos finais de semana, a unidade, que é referência em imunização da Prefeitura de Goiânia, disponibilizará as demais vacinas de rotina do Calendário Nacional. Nenhuma sala de Goiânia oferecerá vacinas contra a gripe aos finais de semana.

Já o serviço de Orientação ao Viajante oferecido na unidade estará disponível somente para quem apresentar passagem confirmando o destino e a data da viagem. Durante a campanha contra a gripe, quem precisar se vacinar para atualizar o cartão e emitir o Certificado Internacional de Vacinação deverá procurar uma unidade que oferece as doses de rotina ou o CMV aos finais de semana.

Situações especiais

Em relação à vacina BCG, que protege contra formas graves de tuberculose, a SMS continua adotando um cronograma temporário para evitar o desabastecimento da rede até que o fornecimento seja normalizado. A vacina é oferecida em dias e locais pré-definidos. Durante a campanha contra a gripe, o Centro Municipal de Vacinação disponibilizará essa vacina aos sábados e domingos.

Já o Centro de Referência em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa (Craspi), no setor Cidade Jardim, oferecerá vacinas contra a gripe somente para a população com idade igual ou superior a 60 anos de idade. O Centro de Referência e Diagnóstico e Terapêutica (CRDT) será referência para vacinação de trabalhadores da saúde e imunizará somente os indivíduos desse público, que devem obrigatoriamente apresentar comprovante de vínculo no serviço público ou privado.

Pedro Ferreira
Post: Lucieni Soares

Postar um comentário

Comentários