Taxas condominiais aumentam e fazem prédios repensarem administração


Já passou da hora de buscar alternativas para combater a inadimplência

Os valores das taxas de condomínio podem ser um grande problema, um gerador de descontentamento entre os moradores ou até mesmo de dívidas sem fim. Entre os residentes, existem aqueles que acreditam na má gestão e administração do prédio e aqueles que desconfiam dos custos exorbitantes. Tudo isso dificulta, inclusive, para quem quer alugar ou vender. De acordo com o Sindicato da Habitação (SECOVI-SP), através do seu estudo mensal do Índice dos Custos Condominiais (Icon), o reajuste deste ano já começou em 2,77%, bem maior que o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) que foi de apenas 0,52%.

Por conta disso, da crise e do alto desemprego que veio assolando o país nos últimos anos, a inadimplência também subiu. Somente no Rio de Janeiro, de acordo com um estudo da Etasa e da Associação Brasileira das Administradores de Imóveis (Abadi), a inadimplência passou de 5% para 12% em quatro anos. Claro que não é apenas isto. Áreas com playground, piscina, espaço pet, churrasqueira ou até mesmo de tantos outros serviços que podem ser prestados no condomínio ou administradoras, encarecem as taxas – algo que todos os moradores lutam contra.

É preciso fazer uma boa análise para saber como economizar sem perder grandes "luxos" e espaços destinados a lazer. Mas é preciso saber onde e como economizar. Terceirizar é uma maneira eficiente para reduzir custos e, com a burocracia de contratar diretamente colaboradores pelo próprio condomínio, já que a parte de recrutamento, seleção e treinamento de pessoal fica por conta da empresa especializada. A eliminação da folha de pagamento e de seus encargos, o passivo trabalhista e a multa de 50% sobre saldos de FGTS, reduzem substancialmente a taxa da administradora pelo fato de não mais precisar elaborar a folha de pagamento, nem de ter que recolher os encargos e os impostos decorrentes.

Ao terceirizar serviços não é preciso pagar custos extras de indenização, além de acabar com o tabu de funcionários antigos, que poderão ficar tranquilos quanto à sua prestação de serviços, pois nunca serão substituídos por causa do custo de sua rescisão, o que permite montar assim uma equipe de profissionais dedicados e de sua confiança. Os condomínios que terceirizam também não precisam investir em equipamentos, acessórios, ferramentas e produtos de limpeza, liberando assim o seu fluxo de caixa. É um investimento que compensa financeiramente e traz retorno positivo em forma de um serviço bem executado, além de garantir segurança e tranquilidade aos administradores, moradores e usuários de condomínios.

Mas, além de terceirizar, os condomínios também estão orientando os prestadores de serviços, moradores ou usuários quanto aos cuidados com a manutenção e a economia de água e energia. Uma boa gestão e o apoio cooperativo de todos contribuem para diminuir bastante os valores das despesas ordinárias de condomínio.

Artigo de: Amilton Saraiva, especialista em condomínios da GS Terceirização





Post: Lucieni Soares

Postar um comentário

Comentários