SINDSAÚDE APRESENTA PLANO DE CARREIRAS EM SENADOR CANEDO


Defensor de uma ampla política de valorização e carreira, o Sindsaúde realizou na manhã do dia 04, uma assembleia geral com os trabalhadores da saúde de Senador Canedo. O objetivo da reunião, que aconteceu no plenário da Câmara Municipal, foi apresentar a proposta do Plano de Carreiras para os servidores da Saúde.

Com a participação maciça dos trabalhadores, das mais diversas áreas que compõem o Sistema Único de Saúde, o Sindsaúde – de forma democrática e republicana – convidou os vereadores da cidade para contribuir na discussão e aprimoramento do Plano de Carreiras. O sindicato reforçou ainda a importância desses parlamentares defenderem a classe trabalhadora e lutarem pela implantação desse projeto junto ao prefeito Divino Lemes.


A presidenta do Sindsaúde, Flaviana Alves, espera que o prefeito, Divino Lemes, cumpra com o termo de compromisso – assinado ainda durante a sua campanha eleitoral – que previa a valorização dos servidores por meio do plano de carreiras. “Esperamos construir essa política de valorização dos trabalhadores nesta nova gestão, por que os salários desses servidores estão obsoletos há anos”, afirmou Flaviana.

Por se tratar de uma proposta, o Sindsaúde recebeu algumas sugestões de modificações no texto que ainda serão discutidas e aprimoradas na Mesa de Negociação de Senador Canedo.

Neste sentindo, está previsto a realização de uma audiência pública na Câmara Municipal para aprofundar as discussões e aperfeiçoar as regras do plano de carreiras, que será estendido a todos os trabalhadores da Saúde do município.

Alimentação

Durante a discussão, vários servidores que trabalham em regime de plantão argumentaram que não recebem o vale alimentação ou qualquer tipo de alimentação na unidade onde atuam. Já outros trabalhadores disseram que recebem o valor de R$ 6,00 e alguns recebem marmitas em suas unidades.

Na ocasião, o Sindsaúde defendeu a uniformidade e isonomia entre os servidores da Saúde e cobrou ainda o reajuste imediato do valor pago do vale alimentação. “Além de uniformizar a forma de como será feito o pagamento desse benefício, a prefeitura precisa garantir o vale alimentação para todos os trabalhadores que atuam em regime de 12 horas. Mais urgente ainda é o reajuste desse valor do vale. Ninguém consegue fazer uma refeição descente por seis reais. Isso é um absurdo”, reforçou.

Os vereadores que acompanharam a discussão se comprometeram em reavaliar esse processo para que possam intermediar uma negociação e que a prefeitura possa estender o pagamento do vale alimentação para todos os profissionais que atuam em regime de 12 horas.

Referência

O texto original do Plano de Carreiras apresentado aos trabalhadores de Senador Canedo foi elaborado pelo Sindsaúde e por um conjunto de profissionais que faziam parte da Mesa de Negociação Permanente da Prefeitura de Goiânia.

Depois de implementado pela prefeitura de Goiânia, esse projeto foi, inclusive, premiado com o terceiro lugar no concurso Inova SUS-Carreira do Ministério da Saúde. A premiação considerou o projeto de Goiânia como uma das experiências bem sucedidas na elaboração, revisão e implantação de Planos de Cargos, Carreiras e Salários.

Sindsaúde

Postar um comentário

Comentários