Bancadas da Câmara de Goiânia são definidas após fim da janela partidária e com efetivação de decisões judiciais


Bancadas têm nova configuração na Câmara de Goiânia com encerramento de janela partidária. Mudanças de legenda e decisões judiciais alteram quadro partidário do Plenário do Poder Legislativo da capital


Com o encerramento do período de autorização para trocas de partido, na última sexta-feira, 5, a Câmara de Goiânia passa a ter nova configuração partidária. Com as alterações, o número de siglas com representação no Plenário da Casa cai de 17 para 12 e quatro siglas deixaram de ter representantes: Agir, PSD, PSB e PP.

O número de vereadores por legenda, no entanto, ainda vai sofrer alterações, em decorrência de decisões judiciais relativas ao descumprimento da chamada cota de gênero (proporção de candidaturas masculinas e femininas) nas eleições de 2020. O Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Goiás (TRE-GO) vai diplomar nesta sexta-feira, 12, três novos vereadores.

Com base no quadro atual, ainda sem o ingresso dos três novos vereadores, o MDB, que já era a sigla com maior representatividade no Legislativo goianiense, ganhou mais três membros e tem, até agora, nove representantes. Com a diplomação de Bill Guerra, nesta sexta-feira, a legenda emedebista passa a ter 10 vereadores.

O Solidariedade (SD) vem na sequência, com sete representantes. O partido, no entanto, perderá o vereador Paulo Henrique da Farmácia, que teve o mandato cassado em razão do descumprimento da cota de gênero, ficando com seis vereadores.

O PRD, do presidente da Câmara, Romário Policarpo, o Republicanos e o União Brasil (UB), com três representantes cada, compõem a terceira maior bancada. O PRD perdeu o vereador Pastor Wilson, que havia deixado o PMB, por descumprimento da cota de gênero, mas, por outro lado, vai receber Markim Goyá, que será diplomado nesta sexta-feira.

O Democracia Cristã (DC), o PDT e a federação PSDB-Cidadania têm dois integrantes cada. PT, Avante, Podemos e PL têm um vereador cada. Com as diplomações desta sexta-feira, no entanto, o PDT perderá o vereador Edgar Duarte (ex-PMB), por descumprimento da cota de gênero, e o PT ganhará mais uma cadeira, com o ingresso de Fabrício Rosa (eleito pelo PSOL).

As mudanças de partido fazem parte das estratégias das siglas para formação de chapas visando às eleições municipais deste ano. A partir de 2024, o número de vereadores em Goiânia passará dos atuais 35 para 37.

Confira composição do Plenário após o fechamento da janela partidária e com as decisões judiciais a serem efetivadas

MDB:
Anselmo Pereira
Dr. Gian
Henrique Alves
Kleybe Morais
Anderson Sales Bokão
Igor Franco
Luciula do Recanto
Sandes Júnior
Sargento Novandir
Bill Guerra

Solidariedade:
Joãozinho Guimarães
Ronilson Reis
Leandro Sena
Leo José
Raphael da Saúde
Welton Lemos

PRD:
Romário Policarpo
Cabo Senna
Markim Goyá

Republicanos:
Geverson Abel
Isaías Ribeiro
Sabrina Garcez

União Brasil:
Paulo Magalhães
Denício Trindade
Lucas Kitão

Democracia Cristã:
Wellington Bessa
Izídio Alves

Federação PSDB-Cidadania:
Aava Santiago
Pedro Azulão Júnior

PT:
Kátia Maria
Fabrício Rosa

PDT:
Juarez Lopes

Avante:
Thialu Guiotti

Podemos:
Léia Klebia

PL:
Willian Veloso

-----


Seguir no Instagram 

Acesse nosso grupo no WhatsApp: Clique AQUI
Conteúdo e Notícias
Leia a descrição

Inscreva-se


Twitter   

Curta a Página

Postar um comentário

Comentários