Também conhecido em algumas regiões como blueberry, o Mirtilo é uma fruta muito rica em antioxidantes, vitaminas e fibras, cujas propriedades ajudam a melhorar a saúde cardiovascular, proteger o fígado, controlar a diabetes e a melhorar a memória.
Essa fruta pode ser consumida em sua forma natural ou utilizada para fazer suco, que pode ser consumido antes ou após a atividade física intensa, ajudando a diminuir a fadiga muscular e a recuperar o músculo mais rapidamente. O mirtilo possui poucas calorias, é rico em água e em nutrientes, podendo ser incluído na dieta para emagrecer.
Contém grandes quantidades de compostos fenólicos, que são potentes antioxidantes com propriedades anticancerígenas que atuam diminuindo o estresse oxidativo do organismo, evitando, assim, danos ao DNA e inibindo a proliferação das células cancerosas.
Dessa forma, o mirtilo poderia ajudar a prevenir o desenvolvimento de diferentes tipos de câncer, como de cólon, próstata, mama e colo uterino.
1. Melhorar a capacidade cognitiva
Os mirtilos possuem antocianinas, que são compostos fenólicos com ação anti-inflamatória e antioxidante capazes de reduzir o estresse oxidativo e a inflamação das células cerebrais.
Assim, o mirtilo melhora a função cognitiva, aumentando a capacidade da memória e atrasando o envelhecimento mental, além de ajudar a prevenir o desenvolvimento de doenças neurodegenerativas, como a demência senil ou Alzheimer.
2. Controlar a diabetes
Os mirtilos contém compostos bioativos com propriedades antidiabéticas que ajudam a diminuir os níveis de glicose no organismo e a melhorar a sensibilidade à insulina, hormônio responsável por regular o açúcar no sangue, sendo uma fruta muito recomendada no controle e prevenção da diabetes do tipo 2.
3. Prevenir infecções urinárias
Os mirtilos possuem propriedades antibacterianas que ajudam a prevenir e tratar a infecção urinária causada pela bactéria Escherichia coli, já que contém compostos conhecidos como protoantocianinas que impedem que as bactérias fiquem aderidas ao trato urinário.
Além disso, o mirtilo é rico em vitamina C, que também ajuda a inibir o crescimento bacteriano no sistema urinário.
Comentários