Mamão: Vejas alguns benefícios para sua saúde:


 O mamão é uma fruta rica em vitamina C, vitamina A e betacaroteno, nutrientes com propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e imunomoduladoras, ajudando no controle da pressão arterial, na redução do colesterol sanguíneo e no fortalecimento do sistema imunológico.


Os principais tipos de mamão são o papaia e o formosa, que possuem propriedades semelhantes e se diferenciam quanto ao tamanho e o formato. Essa fruta pode ser consumida ao natural ou usada no preparo de vitaminas, sucos e doces. Já as sementes do mamão podem ser adicionadas em saladas ou iogurtes.


. Trata vermes intestinais

O mamão verde e as sementes da fruta madura contêm isotiocianato de benzila, um composto com atividade anti-helmíntica, ajudando no tratamento de vermes intestinais.


. Ajuda a prevenir o surgimento de câncer

Por ter ótimas quantidades de licopeno, um carotenóide com ação antioxidante, o mamão protege as células do organismo contra os danos causados pelos radicais livres, prevenindo o estresse oxidativo e ajudando a prevenir o surgimento do câncer de próstata.

. Combate a anemia
O mamão é rico em vitamina C, um nutriente que melhora a absorção do ferro presente nos alimentos, ajudando a combater a anemia. Isto porque o ferro é essencial para a formação da hemoglobina, um componente das hemácias que normalmente está reduzido na anemia.

Como consumir
Apesar de não existir uma quantidade específica indicada para o consumo de mamão, a recomendação mínima diária de frutas é entre 2 a 3 porções, o que corresponde entre 160 g a 240 g por dia.

O mamão pode ser consumido ao natural na forma fresca ou desidratada, ou usado em preparações como doces, sucos, vitaminas e salada de frutas. Já as sementes dessa fruta podem ser ingeridas na forma fresca ou seca, podendo ser adicionadas em saladas ou iogurtes, por exemplo.

Além disso, as folhas de mamão também podem ser usadas como remédio natural no preparo de extratos. No entanto, por possuir algumas contraindicações, esse remédio natural só deve ser usado sob orientação de um médico ou outro profissional de saúde especialista no uso de plantas medicinais.

Postar um comentário

Comentários