Durante a ação que contou com a participação da GCM, Defesa Civil, Ibama e da Delegacia do Meio Ambiente, máquinas da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU) atuaram nas imediações da divisa da Serra das Areias com os setores Comendador Walmor e Fabrício, fazendo a delimitação de faixas sem vegetação entre as casas e a área verde, reforçando a segurança e prevenindo possíveis focos de incêndio. Os agentes da SEMMA também percorreram as casas vizinhas entregando os folhetos educativos sobre como evitar queimadas e as formas corretas de descarte de lixos e entulhos.
“Estamos fazendo a nossa parte com planejamento, prevenção e consciência ambiental. Essa é uma ação fundamental para proteger a biodiversidade, preservar nascentes e salvar vidas. E vamos além dos aceiros: nossas equipes farão visitas educativas de casa em casa nos bairros próximos à APA, levando informações e orientações sobre como evitar queimadas”, destacou a secretária de meio ambiente, Pollyana Borges.
O tenente Leomar Dias Machado, do 7º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Aparecida de Goiânia, também ressaltou o papel dos aceiros: “Essa é uma medida de suma importância. O aceiro evita que o fogo se alastre, especialmente nesse período de seca. Por isso é uma ação que facilita o nosso trabalho e protege a fauna e flora local”.
Também presente na ação, o delegado Luziano Carvalho, da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema), reforçou a importância da atuação integrada. “Além da prevenção, é essencial destacar que provocar incêndios é crime ambiental. A Dema está junto com o município nessa força-tarefa para garantir que a lei seja cumprida e o patrimônio ambiental protegido”, disse ele.
A operação integra diversas frentes de trabalho. Equipes da Semma também darão continuidade às ações educativas, com visitas domiciliares nos setores que margeiam a Serra das Areias, orientando os moradores sobre os riscos das queimadas e como evitá-las. Os bairros que receberão esse trabalho de conscientização são: setor Fabrício, Comendador Walmor, Jardim Riviera, Bairro Independência, Belo Monte, Quinta do Belo Monte, Quinta da Boa Vista, Residencial Anhembi, Jardim das Cascatas e Vila Delfiori.
Além da Serra das Areias, os aceiros também serão implantados em outras áreas verdes de Aparecida, como o Bosque Colina Azul, Parque Lafaiete, Bosque Monteiro Lobato (setores Nova Cidade; Jardim Tiradentes e Jardim Florença, da Avenida 21 de Abril com a Rua Beira Rio), Bosque Riviera, Parque da Criança, Parque Boulevard Alvaluz, nascente do Córrego Pipa, Parque Ibirapuera, Mata Madre Germana, Parque Tamanduá, Viveiro Municipal de Aparecida de Goiânia, área verde do Retiro do Bosque e a região do Park América.
As ações desta quarta-feira contaram ainda com a presença do comandante da Guarda Civil Municipal, inspetor Milton Sobral; do secretário de Desenvolvimento Urbano, Wagner de Siqueira; do chefe de gabinete do prefeito Vilela, Hans Miller; e do secretário de Articulação Metropolitana, Sandro Oliveira. Também participaram representantes do Ibama, Defesa Civil, Polícia Militar, técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Desenvolvimento Urbano, além dos vereadores Professor Clusemar, Cristiano Zoi, Rosinaldo Boy, Mazinho do Madre Germana e Mazinho Baiano.
APA – Serra das Areias
A Área de Proteção Ambiental Serra das Areias é uma das principais reservas de Cerrado do município, com cerca de 59,66 km² de vegetação nativa, fauna silvestre e dezenas de nascentes, incluindo o Ribeirão Lages, que abastece cerca de 40 bairros de Aparecida. A unidade de conservação foi criada pela Lei Municipal nº 3.275/2015, com base na Lei Federal nº 9.985/2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).
Comentários