Figo roxo e verde são os tipos mais conhecidos dessa fruta, que têm sabor levemente adocicado. O figo pode ser consumido fresco, desidratado ou em calda, ao natural ou usado em preparações como compotas e saladas
A fruta figo contém carotenoides, antocianinas, flavonoides e limoneno, compostos bioativos que combatem os radicais livres, responsáveis pelos danos às células da pele, ajudando a prevenir o envelhecimento precoce e fortalecer o sistema imunológico contra infecções e inflamações, como gripe, resfriado e rinite alérgica.
O figo é uma fruta com ótimas quantidades de água e fibras, que ajudam a equilibrar os níveis de açúcar no sangue e prolongar a saciedade ao longo do dia, favorecendo a perda de peso e a prevenção da diabetes. No entanto, para emagrecer, é fundamental também manter uma dieta saudável e praticar atividades físicas regularmente.
Os principais tipos de figo são:
Figo verde: possui uma casca mais esverdeada ou verde-amarelada e a polpa branca;
Figo roxo ou preto: pode apresentar a polpa rosa-avermelhada ou polpa roxa.
Além disso, existem outros tipos de figo, menos conhecidos, como o figo adriático, que possui a casca verde e a polpa roxa, e o figo rainha, que possui a casca verde e a polpa com coloração castanha.
Como consumir o figo
O figo é uma fruta que pode ser consumida fresca, desidratada ou na forma de conserva, podendo ser ingerido ao natural ou adicionado em preparações como compotas e saladas.
Embora não exista uma quantidade específica indicada para o consumo de figo, a recomendação diária é de 2 a 3 porções, o que corresponde entre 160 e 240g por dia. Uma porção de figo equivale a cerca de 2 figos médios.
Comentários