Maratona do Desafio Agro Startup 2025 Impulsiona Inovação no Agronegócio de Jataí


Parque de Exposições Agropecuária de Jataí se tornou palco de mais uma importante maratona do Desafio Agro Startup 2025 na sexta-feira e sábado, dias 16 e 17 de maio


O evento, uma iniciativa conjunta do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás), do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas empresas do Estado de Goiás (Sebrae Goiás) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), foi organizado em Jataí em parceria com o Sindicato Rural e contou com o apoio fundamental da Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico.


O secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Garcia Fernandez, destacou a importância da iniciativa para o município, sendo a primeira vez que Jataí recebe um projeto dessa magnitude. Ele explicou que a secretaria municipal atuou no apoio para trazer o Desafio Agro Startup, um programa crucial que conecta as dificuldades e os problemas apresentados pelos produtores rurais com o potencial inovador de jovens universitários e demais interessados em solucionar desafios do agronegócio. Durante a maratona, 22 grupos se formaram para debater as demandas do setor e apresentar soluções inovadoras.


A Secretaria de Desenvolvimento Econômico não apenas apoiou a realização do evento em Jataí, mas também participou ativamente como jurada na banca de avaliação dos projetos, junto com a AJINTEC, gestora do Parque Tecnológico local. A qualidade dos projetos foi notável, resultando em premiações para o Primeiro e Segundo lugares, e, excepcionalmente, dois projetos dividiram a Terceira Posição, demonstrando o alto nível das ideias apresentadas. Os vencedores receberam prêmios em dinheiro, e todos os participantes, inclusive aqueles que não foram premiados nesta etapa, avançaram para a fase seguinte de qualificação e treinamento. Ao final do programa, todos os projetos serão apresentados a uma banca de empresários com objetivo de atrair investimentos e transformar as ideias em soluções reais para o agronegócio de Jataí.


O Desafio Agro Startup, que retornou em 2025 com um investimento total de R$ 720 mil a serem distribuídos entre 12 projetos vencedores (R$ 60 mil para cada), foi criado em 2017 com o propósito de conectar jovens universitários e empreendedores ao dinâmico ecossistema de inovação no agronegócio. O foco principal é o desenvolvimento de soluções tecnológicas que atendam às necessidades concretas dos produtores rurais, especialmente no contexto do Agro 5.0.


Além da competição por subvenções financeiras, os participantes do Desafio Agro Startup têm acesso a um valioso conjunto de capacitações, treinamentos e mentorias especializadas. Um diferencial importante do programa é a oportunidade de interação direta com produtores rurais, permitindo que as soluções propostas sejam testadas em um ambiente operacional real, um aspecto crucial para validar a viabilidade e a eficácia das inovações.


A edição de 2025 do evento conta com maratonas de ideação em sete cidades estratégicas de Goiás, realizadas nos finais de semana de maio. Além das bem-sucedidas maratonas em Jataí e Anápolis, que ocorreram neste último final de semana, o Desafio Agro Startup ainda passará por Posse, Uruaçu e Goiânia.


Em Jataí, as atividades foram realizadas no Tatersal do Parque de Exposições Agropecuárias, proporcionando um espaço dinâmico e inspirador para que os participantes pudessem desenvolver suas ideias e formar equipes colaborativas. Esta iniciativa representa uma excelente oportunidade para transformar os desafios do agronegócio em negócios promissores e impulsionar o desenvolvimento do setor em Goiás.

Postar um comentário

Comentários