Tradicional Missa de Páscoa no Morro Santo Antônio em Senador Canedo acontece neste domingo


Celebração que já é tradição no município, acontece há mais de 20 anos

A Paróquia Santo Antônio de Pádua realiza neste domingo, 31, a tradicional Missa de Páscoa no alto do Morro Santo Antônio. Realizada há mais de 20 anos a celebração costuma reunir fiéis de Senador Canedo e de outras cidades da região.

A primeira Missa realizada em 1997 foi idealizada pelo então administrador paroquial, Padre José Dallasta, época em que poucos fiéis se reuniam para a celebração devido a motivos diversos, como a dificuldade de chegar ao topo da morro, por questões como fatores climáticos e o terreno de difícil acesso, com trilhas íngremes e mais longas.

A moradora Maria de Lourdes destacou que de 1997 até 2024, muitas coisas mudaram. “Algumas pessoas mudaram de cidade, a paisagem foi totalmente alterada, as trilhas eram em meio ao mato, a caminhada realizada em meio às trevas eram dissipadas pelas pequenas chamas das velas que resistiam ao vento da madrugada”, disse.

Ainda segundo ela, o caminho parecia ser mais longo, hoje com as intervenções de terraplanagem no início da subida ao morro Santo Antônio, a caminhada foi reduzida. “Mas nenhuma dessas mudanças tiraram a mágica sensação de celebrar a missa da aurora fazendo essa experiência da ressurreição em Cristo em meio às adversidades desse mundo”, completou Maria de Lourdes.

Para Francisco Lopes, que participa da celebração há mais de 15 anos, a sensação é maravilhosa. “É emocionante participar, eu me mudei para Senador Canedo e constitui minha vida aqui, todos os anos vou com minha família e é sempre uma sensação maravilhosa, só vivendo pra saber”, disse.

Em 2023 a celebração reuniu mais de 500 fiéis, incluindo pessoas de outras regiões como Goiânia e Brasília, agora a expectativa é que o número aumente, por conta da recente reforma do Morro realizada pela prefeitura. “Eu nunca subi lá depois dessa reforma, mas por fotos e vídeos já sei que tá lindo, tá tudo bem iluminado agora, tem banheiro, bebedouro, vai ser um momento único”, destacou a diarista Maria Silva.

O Padre José Victor, recém chegado em Senador Canedo diz ter excelentes expectativas para essa celebração, uma vez que nunca participou da mesma.

A tradição

Não apenas a Missa no alto do morro, a tradição também conta com a alvorada de fogos e a procissão da ressurreição, onde os fiéis se reúnem às 4h30 na Paróquia Santo Antônio de Pádua, no Morada do Morro, e sobem carregando a imagem de Jesus Ressuscitado até o morro do Cristo, onde a celebração está prevista para acontecer às 6 horas da manhã, com o nascer do sol de domingo.



Mais informações com Marcos Aurélio (
(62) 99627-3481)

Ver mais sobre Senador Canedo AQUI
__________


Para ver mais vídeos do Canal da Lucieni, se inscreva

Postar um comentário

Comentários