Anápolis: Artesanato anapolino mostra sua força


Evento é uma opção de compras para o Dia das Mães; artesanato gera emprego e renda no município

Além de valorizar a cultura local e sua identidade, o artesanato também gera emprego e renda para diversas famílias.

Para estimular e fortalecer o desenvolvimento dos artesãos anapolinos, a Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realiza a Feira de Artesanatos de Anápolis (Feirarte), que acontece até o dia 11 de maio, na Praça Dom Emanuel, no bairro Jundiaí.

Maria Batista é artesã há mais de 20 anos e atualmente é presidente da Associação dos Artesãos de Anápolis. Segundo ela, a realização das feiras é de grande contribuição para estes profissionais, pois estimula a comercialização dos produtos e a divulgação do trabalho de cada um. “Temos tido muitos incentivos da Prefeitura de Anápolis. Nós, artesãos, não teríamos condições de realizar sozinhos a Feirarte, essa iniciativa faz com que fomentemos a economia e aumentemos a nossa produtividade”, lembra Maria Batista.


A cidade conta também com a Associação Ponto do Artesão. A entidade é gerenciada por Fabiana de Souza Batista, que atua para estimular os associados e ajudar na comercialização dos seus produtos. “A Prefeitura nos tem dado respaldo, pois ajuda os artesãos no ponto mais complicado, que é a venda. Graças aos incentivos, conseguimos comercializar os produtos, aumentando nossa renda e estimulando o comércio”, pontua Fabiana.

Além de representar uma fonte de renda para os artesãos e comerciantes, a Feirarte, por meio do artesanato, contribui com a identidade cultural do município. 

A secretária municipal de Cultura, Eva Cordeiro, explicou que a gestão Roberto Naves tem trabalhado para incentivar os artesãos, além de oferecer condições de trabalho e oportunidades. “A Feirarte faz parte destes incentivos, é uma forma de estimular as vendas, a criatividade e a renda de cada família. Além, é claro, de ser uma ação que fomenta a cultura anapolina”, finaliza.

Feira
A terceira Feirarte segue até amanhã, sábado, das 14h às 22h. No local, o público terá várias opções de compras para presentear as mães. Produtos feitos em tecelagem, pedraria, sementes, barro, madeira, estão entre os trabalhos apresentados na feira. 


Cada peça tem em si uma riqueza, desde a matéria prima, passando pela técnica e chegando ao acabamento final.


Esta edição apresenta uma programação especial. Trata-se da participação da Companhia Municipal de Trânsito e Transportes (CMTT), que levará o simulador de capotamento e a equipe da CMTT Kids. 

O Observatório Municipal de Segurança estará presente no evento que terá ainda a exposição de carros antigos, apresentações artísticas e food trucks. 

A empresa Jafra marcará presença com orientação na área da beleza para todas as mamães, além de representantes da Faculdade Fama que também estarão presentes no local.
Fonte: Prefeitura de Anápolis
Fotos: Paulo Giovanni
__________


Para ver mais vídeos do Canal da Lucieni, se inscrevam:

Post: Lucieni Soares

Postar um comentário

Comentários