Foram plantadas 215 mudas de espécies nativas do cerrado na área superior da nascente do Córrego do Açude, localizada no Parque Brito.
O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Carlos Alberto Biella, explicou que a iniciativa é um desdobramento da Virada Ambiental, um programa que teve origem na UFG e se expandiu por praticamente todo o Brasil. Ele ressaltou o compromisso do município de promover o plantio:
“Nesta ação, plantamos 215 das 500 mudas que recebemos da Saneago, especificamente na área da nascente do Córrego do Açude. Esta é uma área fechada que estava necessitando de revitalização. O plantio foi realizado com os alunos da Escola Municipal Maria Theodora e representantes da Saneago. O restante das mudas será plantado gradativamente; o destino mais provável será o próprio Parque Brito, que também precisa de arborização. Acreditamos que a ação deve se estender para lá já na próxima semana”.
Por sua vez, a agente de educação ambiental da Saneago, Luciana da Silva Calçada, detalhou que a Virada Ambiental ocorre em todo o Estado de Goiás durante o período chuvoso. O objetivo é aproveitar a ocorrência de chuvas para realizar a revitalização e o reflorestamento de áreas degradadas ou áreas verdes que necessitam de recuperação:
“Esta ação busca envolver a população e as escolas para que haja conscientização sobre a necessidade de preservação da mata nativa. Focamos muito no plantio com as próprias espécies nativas do cerrado, que são plantas com frutos importantes para os animais nativos. A ação acontece em todos os municípios do Estado de Goiás que solicitam a doação de mudas”.
O plantio é um passo importante para a recuperação de nascentes e para a conscientização da comunidade sobre a importância da preservação ambiental e das espécies nativas.




Comentários