
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria de Gestão de Negócios e Parcerias (Segenp), oferece, na Central de Óbitos, os serviços de liberação de corpos e transporte pelas funerárias e de solicitação da Assistência Funeral, benefício destinado a famílias em situação de vulnerabilidade social. A Central funciona 24 horas, com atendimento presencial e humanizado, na Rua Francisca Costa Cunha D. Tita, nº 679, Setor Aeroporto.
No caso de morte de um familiar, é necessário alguém da família se dirigir à Central de Óbitos munido com a Declaração de Óbito emitida pela unidade de saúde, ou pelo Instituto Médico Legal (IML) ou do Serviço de Verificação de Óbitos, e com os documentos pessoais que contenham os números do CPF do falecido e do responsável pela liberação. Lá, será emitido o Cadastro de Óbito, que autoriza a funerária permissionária a fazer a retirada do corpo de onde ele se encontra. O documento é enviado automaticamente, por meio de sistema digital.
Caso a família possua plano funerário ou opte por contratar um serviço
particular, a funerária permissionária poderá fazer a retirada, com custos deste e dos demais procedimentos por conta da família. Se desejarem fazer o sepultamento em algum dos cemitérios municipais, sendo proprietária ou não de jazigos, é possível, seguindo a tabela vigente de custos de cada taxa.
Pessoas em situação de vulnerabilidade social
No caso de falecimento de pessoa em situação de vulnerabilidade social, após o óbito, também é necessário o familiar se dirigir à Central de Óbitos, munido com a Declaração de Óbito e com os documentos pessoais que contenham os números do CPF do falecido e do responsável pela liberação. Devido à vulnerabilidade social, ela é cadastrada como carente no Sistema de Óbitos (Sisob), para que os familiares estejam isentos dos serviços funerários e das taxas de sepultamento, que são arcados, neste caso, pela prefeitura.
O próprio sistema indica automaticamente a empresa funerária que irá realizar gratuitamente os serviços até o sepultamento. A assistência da Prefeitura de Goiânia inclui o fornecimento de urna simples, limpeza do corpo, flores para a urna, remoção para velório/sepultamento, velório com paramentação simples e sepultamento em cemitério público municipal.
Existe ainda o serviço específico para indigentes, em que a assistência permite o fornecimento de mortalha e sepultamento em um dos cemitérios públicos mantidos pela Prefeitura de Goiânia. Para os casos que envolvem crianças menores de um ano, o auxílio fornece todos os serviços gratuitos e um conjunto de roupas simples.
Os sepultamentos são realizados nos cemitérios de rodízio, que são o Vale da Paz e o Jardim da Saudade, este limitado a três sepultamentos diários.
Cemitérios municipais
Goiânia possui quatro cemitérios municipais, sendo o Cemitério Parque, na Avenida São Domingos, Setor Gentil Meirelles com Urias Magalhães; o Cemitério Santana, na Avenida Independência, s/nº, Setor dos Funcionários; Cemitério Vale da Paz, GO-020, km 8, saída para Bela Vista; e o Cemitério Jardim da Saudade, que fica na Avenida Trindade, s/nº, Setor Maysa extensão, Goiânia, na saída para Trindade.

Comentários