Sabia que a amêndoa ajuda no ganho de massa muscular?



Amêndoas oferecem uma variedade de benefícios à saúde, incluindo a melhora da saúde óssea, o controle dos níveis de colesterol e açúcar no sangue, e o auxílio no controlo de peso devido à fibra e gorduras saudáveis, além de serem ricas em antioxidantes que protegem a pele e o sistema nervoso. 


Benefícios nutricionais e para a saúde


1. Controlo do colesterol:

As gorduras saudáveis presentes nas amêndoas ajudam a reduzir o colesterol "mau" (LDL), contribuindo para a saúde cardiovascular. 



2. Saúde da pele:

A vitamina E é um antioxidante poderoso que protege a pele dos radicais livres e dos efeitos do envelhecimento precoce, como rugas. 


3. Saúde do coração:

O magnésio ajuda a regular a tensão arterial, enquanto os ômega-3 e 6 presentes nas amêndoas têm ação anti-inflamatória. 


4. Ajudar no ganho de massa muscular


Por ser uma oleaginosa rica em proteínas, a amêndoa é uma ótima opção, especialmente para quem segue um estilo de alimentação vegetariana, para ajudar no ganho de massa muscular. 

5. Diminuir colesterol “ruim”, LDL

A  amêndoa tem boas quantidades de ômega 3,6 e 9, gorduras saudáveis com ação anti-inflamatória, que promove a redução dos níveis de colesterol “ruim”, o LDL, no sangue, auxiliando na prevenção de doenças cardiovasculares, como infarto, angina e derrame.

Além disso, a amêndoa também é rica em antioxidantes que evitam a oxidação das células de gordura, ajudando a equilibrar os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue.

Como consumir

A amêndoa pode ser consumida ao natural, sendo aconselhado priorizar a versão com pele, pois contém mais antioxidantes. Essa oleaginosa pode ser consumida pura ou pode ser adicionada no iogurte, salada, arroz ou salada de frutas. A quantidade ideal recomendada por dia é de 30 g, o que equivale a aproximadamente 25 unidades de amêndoas.

Além disso, a amêndoa também pode ser usada para preparar leite vegetal, manteiga de amêndoa e farinha de amêndoa, servindo como base de receitas para pessoas que seguem uma dieta vegetariana, ou para quem possui intolerância à lactose ou alergia a proteína do leite.

Postar um comentário

Comentários