Prefeitura de Aparecida desobstrui calçadas ocupadas irregularmente no Centro


 A Prefeitura de Aparecida realizou nesta segunda (08), no Setor Central, uma força-tarefa para fiscalizar a ocupação irregular de calçadas no bairro, desobstruindo os passeios para melhorar o tráfego de pedestres no local.


Denominada “Calçada Livre”, a operação foi conduzida por auditores de Posturas e de Obras da Secretaria de Planejamento e Regulação Urbana, em conjunto com equipes da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semma), Guarda Civil Municipal e Secretaria Executiva de Trânsito e Mobilidade (SMTA), vinculadas à Secretaria de Segurança Pública.


"Estamos operando para manter a cidade organizada, limpa, bem cuidada, iluminada, com boa sinalização de trânsito e, claro, que respeite os direitos dos pedestres nas calçadas, sobretudo das pessoas com mobilidade reduzida. Por isso, essa ação de desobstruir as calçadas é tão importante", frisou o secretário de Planejamento e Regulação Urbana, Andrey Azeredo.


A operação desta semana se concentrou na Avenida Abrão Lourenço de Carvalho e na Rua Nossa Senhora Auxiliadora, duas das vias mais movimentadas do Centro, onde há grande concentração de comércios. O auditor de Posturas do município, Gustavo Viana Duarte, explicou que a fiscalização buscou desocupar passeios obstruídos principalmente por entulho, caçambas e mercadorias.


“O principal benefício dessa ação foi garantir as calçadas livres para que pedestres e, principalmente, os cadeirasntes possam transitar da melhor forma possível, melhorando a qualidade de vida dos moradores e visitantes do Centro”, resumiu Gustavo.


O secretário de Trânsito e Mobilidade de Aparecida, Coronel Éder Fernandes, afirmou que "esses obstáculos nas calçadas e nas vias representam risco à segurança e à saúde pública e comprometem a ordem urbana. Estamos monitorando de perto para garantir uma cidade mais segura e organizada", afirmou o gestor.


Balanço da competição


A operação “Calçada Livre” fiscalizou e solucionou 13 orientações realizadas por auditores de Posturas e Obras, SMTA, Semma e GCM; 06 placas de publicidade retiradas da calçada; 01 caçamba em mau estado de conservação; 03 mercadorias vendidas irregularmente nas calçadas; 01 invasão com estacas fixas na calçada; 01 corrimão fixado na calçada; e 01 estacionamento irregular na calçada.


Outros pontos críticos da cidade, como a Avenida Igualdade, no Garavelo, e a Avenida Tapajós, na Vila Brasília, estão sendo monitorados para receber a operação “Calçada Livre” nos próximos dias.

Postar um comentário

Comentários