Figo roxo e verde são os tipos mais conhecidos dessa fruta, que têm um sabor levemente adocicado. O figo pode ser consumido fresco, desidratado ou em calda, ao natural ou usado em preparações como compotas e saladas
A fruta figo contém carotenoides, antocianinas e flavonoides, compostos bioativos que combatem os radicais livres, ajudando a prevenir o envelhecimento precoce e fortalecer o sistema imunológico. Confira mais alguns de seus benefícios abaixo.
Controle do colesterol:
As folhas de figo, em infusão, podem ajudar a diminuir os níveis de colesterol LDL (o chamado "mau colesterol").
Controle da glicemia:
As fibras presentes no figo ajudam a liberar a glicose mais lentamente na corrente sanguínea, o que pode ser benéfico para pessoas com diabetes tipo 2.
Saciedade e perda de peso:
As fibras também promovem a sensação de saciedade, o que pode auxiliar no controle do apetite e, consequentemente, na perda de peso.
Proteção da pele:
Estudos indicam que o figo e suas folhas podem ter propriedades antioxidantes e protetoras contra os danos causados pelo sol.
Como consumir o figo
O figo é uma fruta que pode ser consumida fresca, desidratada ou na forma de conserva, podendo ser ingerido ao natural ou adicionado em preparações como compotas e saladas.
Embora não exista uma quantidade específica indicada para o consumo de figo, a recomendação diária da fruta é de 2 a 3 porções, o que corresponde entre 160 e 240g.
Comentários