Cana-de-açúcar possui diversos benefícios, tanto para a saúde quanto para a economia e o meio ambiente. Ela é uma fonte de energia, rica em antioxidantes e pode auxiliar na prevenção de doenças, além de ser fundamental na produção de etanol e biogás, contribuindo para a sustentabilidade.
Esses benefícios são possíveis devido ao fato de o caldo de cana ser rico em carboidratos, além de conter compostos com atividades antioxidantes, como luteolina, apigenina e caroteno.
1. Aumentar a energia
O caldo de cana é rico em carboidratos de fácil absorção que promovem o aumento da energia, diminuindo a fadiga muscular. Assim, o caldo de cana é uma boa opção para melhorar o desempenho físico quando consumida antes ou durante os treinos de longa duração ou alta intensidade.
Além disso, o caldo de cana também pode ser usado como um pós treino, ajudando a repor a energia e o glicogênio muscular, responsável por armazenar a energia nas células e a renovar o tecido muscular.
2. Fortalecer o sistema imunológico
Por ser uma bebida com boas quantidades de flavonoides, como luteolina, tricina e apigenina, o caldo de cana tem propriedades antioxidantes que ajudam a fortalecer o sistema imunológico, diminuindo inflamações e combatendo vírus e bactérias.
3. Ajudar a evitar a anemia
O caldo de cana pode ajudar a evitar a anemia por conter ferro, um mineral que atua na produção da hemoglobina, um componente do sangue que transporta o oxigênio dos pulmões para todo o organismo e que normalmente está diminuído na anemia.
Além disso, o caldo de cana também contém vitamina C, um nutriente que favorece a absorção do ferro presente nos alimentos.
5. Prevenir o envelhecimento precoce
Sendo uma bebida com boas quantidades de flavonoides e caroteno, o caldo de cana protege as células saudáveis da pele contra os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce, a formação de rugas e a flacidez.
Como fazer caldo de cana
Para fazer o caldo de cana, basta colocar 600g de cana-de-açúcar descascada e picada em cubos no liquidificador ou processador. Bater aos poucos até obter uma polpa. Em seguida, deve-se coar bem a mistura até obter o caldo de cana.
O caldo de cana pode ser consumido ao natural e também pode ser usado em receitas, como vitamina, mousse, sucos e drinks. Além disso, algumas pesquisas têm desenvolvido o caldo de cana em pó, um produto que deve ser diluído em água antes de se consumir.
Comentários