Óleo de semente de abóbora pode ser extraído por solventes ou prensagem a frio. Este último é considerado o método mais vantajoso. Afinal a extração por solventes, assim como qualquer processamento térmico, pode resultar em alterações na composição e nas propriedades físico-químicas
A semente de abóbora possui compostos bioativos que trazem diversos benefícios para a saúde.
O que mais se sobressai no óleo da semente de abóbora é a prevenção de problemas de próstata. Portanto, é muito indicado para homens com mais de 50 anos. O intuito é melhorar a qualidade de vida e evitar condições como a hiperplasia benigna da próstata.
As cucurbitacinas são um grupo de compostos que dá nome à classificação biológica da abóbora. Além de auxiliarem com propriedades vermífugas (principalmente contra a tênia), atuam como anti-inflamatórias. Elas têm efeito direto nas doenças de próstata e no sistema urinário.
Esses compostos auxiliam no tratamento de bexiga hiperativa, incontinência urinária e hiperplasia prostática benigna. Junto com os ácidos graxos presentes, inibem a formação de células cancerígenas. Evitando, assim, vários tipos de câncer, como os de próstata, estômago, mama, pulmão, entre outros.
Ácidos graxos essenciais monoinsaturados (ômega 6 e ômega 9) também estão presentes no óleo de semente de abóbora. Por isso, ele auxilia nos tratamentos de doenças de próstata e vesícula, além de ser importante para a saúde cardiovascular.
O óleo de semente de abóbora pode ser utilizado nos alimentos. Na Áustria, por exemplo, ele é usado para temperar saladas como substituto do azeite. No entanto, ele é impróprio para a fritura de alimentos.
O óleo também é consumido via oral através de cápsulas. Lembre-se de consultar um médico para saber a recomendação diária e não ingerir mais cápsulas ao dia do que o adequado.
Os benefícios do óleo de semente de abóbora não param por aí, tendo uso cosmético e farmacêutico, ele é comumente usado diretamente nos cabelos e na pele.
Verifique se o óleo é 100% natural, para que não contenham substâncias nocivas ao corpo que afetem o bem estar. É importante que nenhum outro componente tenha alterado sua composição original. Por ser um óleo de baixo teor calórico, não existem contraindicações.
Comentários