Prefeito de Goiânia leva Greve da Educação para o Tapetão


Liminar Caça a Greve em Goiânia


A Prefeitura de Goiânia entrou com ação de ilegalidade da greve contra o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego) nesta quinta-feira, 07, alegando que todos os pontos pautados para a greve já estariam sanados além de acusar os Trabalhadores de entrarem em greve sem diálogo e sem o indicativo de greve em 15 de março, tendo sido acatada pelo Desembargador Gérson Santana Cintra.

O desembargador se valendo de artigos fundamentados em Lei, e a partir do que a prefeitura alega apesar dos fatos serem contraditórios e relevantes na observância do pressuposto veredicto determina que a greve realmente é ilegal por ter sido frustrado a conversação por parte do sindicato, bem como por causar danos ao calendário escolar e de difícil reparação, por ter sido atendido as reivindicações as quais segundo o Prefeito Rogério Cruz estava em andamento quando fora deflagrada a greve. Portanto o referido Desembargador fixou multa diária de $ 5.000,00 mil reais aos professores pelo descumprimento da ordem caso não retornem ao trabalho.

O Sintego até o momento não se pronunciou com os trabalhadores, mas sabe-se que está em tratativas com Rogério Cruz. Já o Simsed (Sindicato Municipal dos Servidores da Educação) conclamou toda a comunidade para uma live afim de expor o ocorrido, bem como o Projeto de Lei que fora enviado à Câmara de Vereadores e que ainda não foi votado.


De acordo com o Simsed, na live agora a pouco, apesar da liminar judicial e da assembleia que acontecerá convocada pelo Sintego, a Greve continua.

O Vereador Mauro Rubem que faz parte da Comissão de Educação em nota alega que a liminar proferida pelo então Desembargador fora baseado em supostas negociações e se coloca ao lado da categoria dos servidores municipais da Educação de Goiânia para derrubar a liminar em questão.

A Vereadora Aava Santiago que ocupa a Presidência da Comissão de Educação da Câmara postou mais cedo vídeo nas redes sociais a respeito do projeto o qual qualifica como vergonhoso.

Além disso a vereadora propôs Abaixo-assinado pelo reajuste do piso salarial e data-base dos profissionais da Rede Municipal de Goiânia, para assinar confira clicando AQUI.

Os servidores estão atentos aos movimentos e se dizem firmes na luta por suas reivindicações, não aceitando perder direitos adquiridos em lutas outrora vencidas com muitas batalhas como a Data-Base e o Piso Nacional de 33,24%, quinquênio, Imas, aumento de vagas do concurso público, pois as vagas ofertadas não cobrem o deficit existente, entre outros.


A seguir o desabafo de um trabalhador da rede municipal de ensino, o servidor Julio Danta que trabalha em uma escola como faxineiro: "Prefeito Rogério Cruz o senhor é um covarde que não digna a enfrentar a categoria a falar a respeito da situação, tratando os servidores como lixo, mas saiba que gosto de trabalhar com as crianças mas estou ganhando $1057,00 no meu contracheque, o senhor acha justo eu trabalhar o mês todo por este salário? não consigo nem pagar minhas contas, estou endividado, e a minha data base do ano retrasado, do ano passado e deste ano?, porque o senhor não paga tudo e olha que nem pagando tudo estaria bom né, mas é a lei, paga o que é nosso prefeito!".

Por Antonio Oliveira - Colunista O Centroeste

Postar um comentário

Comentários