Especialista dá dicas básicas para manter a saúde bucal em dia


Coordenador do curso de Odontologia da Anhanguera Anápolis ressalta a importância da conscientização sobre o tema e compartilha orientações práticas para evitar complicações durante a quarentena

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Brasil é um dos países recordistas de casos de câncer na boca.

Nesse cenário, a campanha "Julho Laranja" destaca-se como uma importante oportunidade para disseminar conteúdos de saúde e higiene bucal para crianças e adolescentes e conscientizar as pessoas sobre atitudes que podem evitar complicações e doenças mais graves. Para contribuir com a data, o coordenador do curso de Odontologia da Anhanguera Anápolis, Claudeir Felipe Siqueira, define as cinco principais dicas para quem quer manter sua higiene bucal em dia, mesmo durante a quarentena.

Confira abaixo:

Fique atento aos sinais: é de extrema importância perceber os primeiros sinais para algumas doenças clássicas, como cáries, deformidades da face, disfunções articulares e doenças periodontais. Entre estes sintomas para identificar os sinais, Claudeir Felipe cita dores articulares, dores dentais, sangramentos de gengiva, alterações de cor - manchas brancas ou vermelhas, principalmente - ou volume na mucosa oral. Ele também destaca a importância do autoexame, que é observar os dentes e as mucosas (bochecha, língua, assoalho da boca, gengiva e palato), como forma de prevenção de doenças graves e diminuir a necessidade de tratamentos invasivos.

Antes prevenir do que remediar: algumas medidas básicas são suficientes para prevenir as doenças mais comuns. "É indispensável que todos escovem os dentes pelo menos 2x ao dia e passar fio dental diariamente. Essas são atitudes que as pessoas realmente precisam levar a sério, pois têm um impacto muito positivo a longo a prazo e ajudam a evitar complicações", explica o coordenador.

Visite regularmente seu dentista: é recomendado que, pelo menos duas vezes ao ano, todas as pessoas visitem um dentista de sua confiança para procedimentos básicos de limpeza, além do acompanhamento e identificação de possíveis doenças logo em seu princípio. Por isso, marque na agenda e não deixe que o tempo entre uma visita e outra seja maior do que o período de um ano.

Quarentena não é desculpa: durante o isolamento social, muitas pessoas mudaram sua rotina de alimentação e higiene básica bucal - mas a realidade deveria ser o contrário. "Muitas clínicas de odontologia ainda estão fechadas e profissionais só atendem em caso de emergência neste período, o que na verdade deveria servir como estímulo extra para cuidarmos ainda mais dos nossos dentes e evitarmos complicações", reforça Claudeir Felipe.

Conscientização importa: é muito comum as pessoas se queixarem do medo que sentem de ir ao dentista, porém, entender a relevância de se manter a saúde bucal em dia pode ser uma ótima solução para esquecer a fobia. "É justamente na boca onde a saúde do nosso corpo e o bem-estar geral começa, além de que o sorriso ainda é nosso melhor cartão de visitas", afirma. "Informação e conscientização são a saída para toda mudança de comportamento. A campanha Julho Laranja consegue sensibilizar as pessoas sobre a seriedade do tema e importância da prevenção de problemas dentários, assim como informá-las de forma prática e correta dos cuidados ortodônticos", completa Claudeir Felipe.


[Acesse nosso grupo no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/JBJD6YZE0scBGAqHecmyD6]

Inscreva-se


Twitter

Instagram Siga nosso Instagram 

Curta a FanPage

Postar um comentário

Comentários