Anápolis: Área do Daia é regularizada após 42 anos de existência

Regularização viabiliza captação de recursos para antigas e novas empresas do distrito
Após 42 anos de história, o Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia) finalmente conseguiu que a sua área fosse estabelecida como loteamento industrial.

A carta de regularização fundiária foi assinada na manhã desta Terça-feira, 14, pelo prefeito Roberto Naves. Cerca de 590 hectares foram desapropriados para a instalação do distrito, que, até então, era propriedade do Governo do Estado. As 170 empresas que são sediadas no local, apenas tinham a posse e não o registro do terreno.

Após inúmeras reuniões, que aconteceram desde o início de 2017 entre a atual administração municipal e o Ministério Público de Goiás, a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego) foi acionada para elaborar um projeto de regularização da área, tornando-a um loteamento industrial. Assim que foi finalizado, o projeto foi aprovado pelo prefeito Roberto Naves.


Foi um trabalho importante e muito difícil, mas que está chegando ao fim”, disse a promotora de Justiça, Sandra Mara Garbelini. Agora, o documento segue para o Cartório de Imóveis, para que cada indústria consiga a sua escritura.

De acordo com Roberto Naves, esta nova etapa trará estabilidade jurídica e financeira para os empresários que desejam investir em Anápolis, já que as empresas poderão oferecer seus prédios e loteamentos para conseguir financiamento bancário, que podem chegar a bilhões de reais, podendo ser utilizados para a ampliação das indústrias e geração de empregos.


Essa era uma demanda antiga que nós conseguimos destravar e avançar no que diz respeito a questões ambientais e econômicas do distrito”, disse o prefeito ao contar que está trabalhando para o início das obras de expansão do Daia 2, que está em fase licitatória, assim como a criação do Daia 3, que será de responsabilidade do município.

Demandas atendidas

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Anápolis (Acia), Anastácios Apostolos Dágios, que participou ativamente dos debates acerca do assunto, elogiou a atual gestão do município por facilitar o trâmite de diversas demandas do setor. “Nos últimos tempos estamos conseguindo destravar os pleitos da cidade. Os empresários estão começando a ter segurança para atuar aqui”, disse o presidente da Acia.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) regional Anápolis e do Sindicato da Alimentação de Anápolis (SindAlimentos), Wilson de Oliveira, também falou sobre o assunto. “Roberto é um prefeito dinâmico. Muitos problemas passaram pela mão de outros gestores, mas nas mãos dele as questões são resolvidas”, pontuou.

Prefeitura de Anápolis
Foto: Santiago Plata
_____________________



Post: Lucieni Soares

Postar um comentário

Comentários