MP vistoria unidades prisionais de Anápolis


Anápolis - O promotor de Justiça Marcelo Celestino, titular da 25ª Promotoria de Justiça de Goiânia, realizou na tarde desta quarta-feira (25/4) vistoria à unidade prisional de Anápolis, para verificar a viabilidade de instalação de curso tecnológico. Ele esteve também no novo presídio estadual da cidade, para averiguar a situação dos presos transferidos para o local. A 25ª PJ tem atribuição na tutela difusa da segurança pública.


Na visita ao presídio antigo, o promotor, acompanhado do professor Eduardo Lisboa, diretor da organização social Instituto Reger; e do gerente de Segurança e Monitoramento da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), Alex Aparecido Galdioli, verificou a possibilidade de instalação de contêineres-escola para cursos de viveiricultura (viveiro e produção de mudas), corte e costura e silk screen.


O diretor da unidade prisional, Welington Pereira Matias, relatou que, atualmente, existem 13 presos remunerados na unidade, que trabalham com limpeza e manutenção, além de serem oferecidas turmas de corte e costura, que já formaram cerca de 150 detentos. A capacitação é feita pelo Pronatec, por meio do Senai, com aulas ministradas na própria unidade.

Como providência, o promotor deverá reunir-se com os secretários estaduais de Desenvolvimento e de Educação para definir a possibilidade de instalação das salas modulares. A previsão é de que ao menos 10 salas sejam instaladas nas unidades de Anápolis, Aparecida de Goiânia e Catalão.

Reivindicações

No presídio estadual o promotor verificou a situação dos detentos transferidos para a unidade, tendo em vista queixas já apresentadas por eles e familiares. Durante a vistoria, ele esteve nas celas, conversou com os presos e constatou a precariedade no fornecimento de itens de higiene para os detentos, a falta de limpeza dos corredores, a qualidade da alimentação e a necessidade de correção em falhas na estrutura que podem comprometer a segurança dos detentos.


Segundo dados apresentados pelo diretor da unidade, Klaykson França, estão presos no local 129 homens, sendo 27 de Goiânia e o restante de outros municípios. Sobre esta realidade, os vereadores de Anápolis, pastor Elias Ferreira e professora Geli Sanches, que também acompanharam a visita, afirmaram que, no acordo com o município à época da doação do terreno, havia a previsão de a unidade abrigar ao menos 130 presos de Anápolis, o que ainda não ocorreu.

Conforme esclarecido pelo promotor Marcelo Celestino, estas demandas, assim como a implementação do projeto de monitoramento dos presos da unidade, serão objeto de tratativa do MP em reunião com o coronel Edson Araújo, diretor da DGAP. Integrou ainda a visita à unidade regional o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB de Anápolis, Régis Davidson Gonçalves de Menezes.

Tema PGA

A reestruturação do sistema prisional em Goiás foi o tema escolhido como prioridade para o Plano Geral de Atuação do MP-GO para o biênio 2018-2019, após ampla consulta aos membros da instituição ao longo de 2017.

A C Social do MP-GO
Post: Lucieni Soares

Postar um comentário

Comentários