Goiânia: CCJ aprova programa que permite jovem estudar e trabalhar

Por Quezia Alcantara


O “Programa Jovem e o Futuro”, de autoria do vereador Emilson Pereira (Podemos), foi aprovado nesta quarta-feira, 18, na Comissão de Constituição e Justiça. O projeto sugere que jovens e adolescentes possam ingressar, como aprendizes, em órgãos da administração pública municipal, autárquica e fundacional.

A matéria estabelece um mínimo de 3% e um máximo de 10% de aprendizes sobre o total de funcionários estatutários existentes no órgão, mediante um contrato de trabalho. Para o desenvolvimento dos aprendizes o Município poderá firmar parcerias com entidades habilitadas no Cadastro Nacional de Aprendizagem do Ministério do Trabalho.

Dezenas de estudantes de cursos profissionalizantes das escolas Cesan, Camp e Jovem Espro compareceram à reunião para solicitar aprovação do programa. Emilson Pereira destacou a importância do projeto para dar “mais dignidade aos jovens que precisam estudar e trabalhar para terem um futuro mais promissor”. Ele informou que mais de 56 mil jovens estão afastados das salas de aula por falta de um programa desse que permita estudar e ter uma renda para sua subsistência.

Priscilla Tejota (PSD) elogiou a matéria, juntamente com outros colegas, mas lamentou que a iniciativa não tivesse partido do Executivo. “Pelo contrário, um dos primeiros atos do prefeito foi demitir os estagiários da Prefeitura e hoje somos a única capital do país que não tem programa de estágio”.

Foto: Wictória Jhefany
Post: Lucieni Soares

Postar um comentário

Comentários